domingo, 23 de agosto de 2009

Resenha do livro "Ciumento de carteirinha"


Ciumento de carteirinha

Coleção: Moacyr Sciliar

Editora: Ática

Ilustrações: Maria Eugênia

Ano: 2008

Ciumento de carteirinha é um livro que conta a historia de Francesco, mais conhecido pelos amigos como Queco. Ele e seus três amigos Fernanda, Julia e Vitório entram em uma competição para conseguir arrecadar o premio e consertar sua escola que fora destruída por uma avalanche.

Certo dia na escola de Queco, o professor Jaime começou sua aula lendo um trecho de um livro mas, de repente, foi interrompido por uma avalanche, assim destruindo a escola por completo.

Alguns dias após o desastre, Vitório conta aos colegas sobre um concurso que, por coincidência, tinha o mesmo tema baseado no livro que Jaime havia lido aos alunos, o livro de Machado de Assis, Dom Casmurro. E o tema do concurso era: “Capitu traiu ou não traiu?”

Após lerem o livro, os amigos tiveram que decidir qual lado defenderiam no concurso. Mas eles não conseguiram entrar em um acordo, pois Queco era o único que acusava Capitu de ter traído Bentinho. Porém Queco não se deixa levar pela opinião dos amigos e tenta, de qualquer jeito provar a culpa de Capitu. Ele também fica louco de ciúmes ao perceber que sua namorada, Julia, estava se aproximando cada vez mais de seu melhor amigo, Vitório. Isso o deixa maluco e ele tenta de qualquer jeito provar a culpa de Capitu e, graças ao ciúmes, chega a forjar uma carta do famoso escritor Machado de Assis, para provar a culpa enigmática de Capitu.

Ciumento de Carteirinha é um ótimo livro que pode ser livros por pessoas de todas as idades, e conta com a participação de alguns trechos do livro Dom Casmurro, conhecido e amado por muitos brasileros. É um livro que mostra que o ciúme leva as pessoas a fazer loucuras.

10 comentários:

  1. como se chama a escola de francesco ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. leia querida e saberás (:

      Excluir
    2. eu tbm nau encontrei o nome da escola mais proucurei saber é José Fernandes da Silva

      Excluir
  2. Eu li este livro e achei muito intessante e surpriendente pois eu pensava que Moacyr não teria como alvo um publico jovem. O livro estah de PARABÉNS!!!

    ResponderExcluir
  3. Ciumento de Carteirinha é um ótimo livro que pode ser livros por pessoas de todas as idades

    ResponderExcluir
  4. Otimo livro , muito interessante e quanto mais vc lé ele mais vc entra na historia dos personagens

    ResponderExcluir
  5. livro orrivel e otimo resumo
    kkkkk

    ResponderExcluir
  6. Esse livro é muito bom muitos adolescentes deveriam ler :D

    ResponderExcluir
  7. ah táh so to lendo pq fui obrigada e tenho um resumo melhor: LIXENTO :P

    ResponderExcluir
  8. Pra quer Ler o Livro se tem o Resumo ? kkk !
    me segue no ask.fm = ericckassis

    ResponderExcluir